Apresentação

QUAL É A NOSSA CARA? é um espetáculo que fala da memória de moradores da Nova Holanda (Maré, Rio de Janeiro), entre eles os próprios atores da Cia Marginal. O trabalho foi criado a partir de uma pesquisa de campo realizada dentro da comunidade, que trouxe para a sala de ensaio múltiplas narrativas e subjetividades. Esse material deu origem a células dramatúrgicas híbridas, que transitam da composição de personagens baseada nas entrevistas realizadas, passando pela recriação onírica das histórias contadas, a depoimentos pessoais do atores, o que faz do espetáculo um jogo onde a ficção e a realidade se misturam. Nesse jogo, algumas figuras se destacam: Jorge Negão, lendário chefe do tráfico na Nova Holanda dos anos 80; Derley, antigo pai de santo da favela, cuja morte foi anunciada à mãe através de visão fantástica; e a atriz que, revirando objetos de uma caixinha, conta ao público sobre sua vida de criança e militante. Ao folhear um velho jornal do bairro onde fora publicado um texto seu, ela interroga o público: Maré… Por que não?

 

Histórico

QUAL É A NOSSA CARA? estreou na Casa de Cultura da Maré, em 2007, com recursos do Prêmio Myriam Muniz de Teatro da FUNARTE 2006. Em 2008, a Cia fez uma apresentação isolada do espetáculo na sede do Teatro de Anônimo (Fundição Progresso/Lapa/Rio de Janeiro), como uma das atividades previstas pelo Território Cultural 2008, evento realizado pela CASA – Cooperativa de Artistas Autônomos em parceria com organizações da sociedade civil. Em 2010, o espetáculo esteve novamente em cartaz na cidade; primeiro, no Centro de Artes da Maré (Nova Holanda/Maré), em curta temporada patrocinada pelo MINC, através do Prêmio de Apoio a Pequenos Eventos Culturais; depois, no Teatro Glauce Rocha (Centro), dentro do projeto de ocupação do grupo Teatro de Anônimo para aquele equipamento. Em 2014, Qual é a nossa cara? foi um dos espetáculos apresentados durante a temporada de repertório da Cia Marginal no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, dentro da programação da ocupação artística Desmonte Marginal, realizada pelo grupo em parceria com a Cia Monte de Gente.

 

Projeto Gráfico

PROGRAMA-CARTAZfrente
Programa-cartaz frente

PROGRAMA-CARTAZverso
Programa-cartaz verso

flyer_final
Banner

 

Ficha Técnica

Concepção e direção: Isabel Penoni
Pesquisa e criação: Diogo Vitor, Geandra Nobre, Isabel Penoni, Jaqueline Andrade, Priscilla Monteiro, Rodrigo Souza, Rosyane Trotta e Wallace Lino
Supervisão de Dramaturgia: Rosyane Trotta
Direção de arte: Rui Cortez (2007) – Gabriella Marra (2013)
Direção musical: Isadora Medella
Iluminação: Daniela Sanchez (2007) – Renato Machado (2013)
Elenco: Diogo Vitor, Jaqueline Andrade, Geandra Nobre, Priscilla Andrade, Rodrigo Souza e Wallace Lino
Músico convidado: Sinésio Jefferson
Projeto Gráfico: João Penoni
Coordenação de Produção: Bianca Fero
Produção Executiva: Luana Lessa

 

Vídeo

QUAL É A NOSSA CARA? from Cia Marginal on Vimeo.